A lágrima tem a função de lubrificar a superfície ocular, auxiliando na captação de oxigênio do ar para a córnea, além de ter papel de grande importância na regeneração de lesões que venham a surgir nos olhos e proteger da ação de bactérias e ciscos.
A falta da lágrima pode causar uma doença crônica chamada síndrome do olho seco (entenda um pouco mais clicando aqui: http://holhosvelloso.com.br/Home/NewsView/40), que acontece quando há a diminuição ou a má qualidade da produção de lágrimas.
Segundo pesquisadores norte-americanos, 90% dos casos de redução natural da lágrimas está ligado ao envelhecimento. Prevalecendo a taxa maior do sexo feminino, o problema é agravado na menopausa devido às mudanças hormonais.
Estudo realizado em Boston, Estados Unidos, apontam que mulheres na pós-menopausa que tomaram estrógeno (hormônio feminino) têm 70% a mais de chances de desenvolver a síndrome do olho seco.
Para iniciar o tratamento, é necessário que você vá ao oftalmologista periodicamente para identificar e tratar qualquer incômodo ou doença ocular.
Fonte: Centro Campineiro
