Sem dúvida todo o organismo feminino é afetado na gestação e os olhos não seriam diferentes. Algumas alterações ocorrem nesse período, principalmente em resultado das mudanças hormonais. Entre as principais, estão:
> Olho Seco: Devido a progesterona alterar o colágeno da córnea, alguns problemas visuais ocorrem, como o ressecamento excessivo dos olhos. Quando está ligado apenas a gravidez, ele é facilmente tratado e volta ao normal.
> Fotossensibilidade: principalmente nos últimos três meses de gestação, é comum a diminuição da sensibilidade da córnea, o que torna mais sensível a exposição a luz, gerando enxaquecas.
> Alterações de grau: A córnea é responsável por boa parte da capacidade reflexiva, por isso durante a gravidez é normal que aconteça uma alteração de grau na visão. Na gestação pode ocorrer um aumento da espessura da córnea gerando alterações no grau e, nesse caso, essa alteração também relaciona-se com o cristalino.
> Moscas voadoras: Alguns sintomas como o aparecimento de “moscas voadoras” na visão podem indicar uma pressão elevada nos olhos, e isso gerar problemas graves. É preciso manter as consultas!
#hospitaldeolhosvelloso #hov #mulher #gestação #visão #olhos #saudevisual #oftalmologia #portovelho #rondonia
