Um estudo feito no MIT e do Massachusetts Eye and Ear descobriram que o Glaucoma pode ser uma doença autoimune. Os estudos foram feitos com camundongos e pesquisadores descobriram que células T (responsáveis pela defesa celular) do próprio corpo são responsáveis pela degeneração progressiva da retina observada no glaucoma. As células T são responsáveis pela defesa celular do corpo.
A descoberta feita trouxe novos desdobramentos e sugere que pode ser possível desenvolver novos tratamentos para combater o glaucoma a atividade autoimune. Um dos fatores de risco para o glaucoma é a pressão elevada no olho, que percorre a medida que a pessoa envelhece e os canais permitem a drenagem do fluido fiquem bloqueados.
Os pesquisadores descobriram que quando a pressão sobe, as células T conseguem de alguma atravessar essa barreira e entrar na retina. Os pesquisadores aprenderam que os olhos podem ser aplicados às doenças cerebrais e podem eventualmente desenvolver novos métodos de tratamento e diagnóstico.