
Obesidade é uma condição em que o excesso de gordura corporal que afeta negativamente a saúde e bem estar de uma pessoa, sujeitando-a à doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e colesterol.
Em 2013, aproximadamente 8% de todas as crianças de 0 a 5 anos eram consideradas obesas no Brasil. Em números absolutos, eram 345.270 crianças nessa condição, dentro da faixa etária, o que representa um aumento de 79,3% desde 2008. Obesidade é uma doença e é preciso preveni-la. Para isso, a família é fundamental e o principal exemplo. Veja algumas dicas sugeridas pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).
O melhor tratamento para a obesidade infantil é a prevenção. Desde o nascimento da criança deve-se privilegiar o aleitamento materno e evitar o consumo de doces até os dois anos.
É recomendável que as refeições sejam realizadas em local tranquilo, sem a interferência de aparelhos externos como tablets, televisores ou celulares.
Pais, educadores e a sociedade em geral podem planejar eventos a fim de mostrar às criança a importância de uma vida saudável:
Realizar uma caminhada junto à natureza
Provar alguma fruta ou salada
Trocar uma atividade interna por uma externa