Após o diagnóstico e estadiamento da doença, o médico discutirá com você as opções de tratamento para seu filho. O fator mais importante na escolha do tratamento é o tipo de retinoblastoma, mas outros fatores também desempenham um papel importante.


Em função das opções de tratamento definidas para cada criança, a equipe médica deverá ser formada por especialistas, como oncologista oftalmológico, oncologista pediátrico, radioterapeuta, pediatra. Mas, muitos outros poderão estar envolvidos durante o tratamento, como, enfermeiros, geneticistas, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos infantis.


Os principais tipos de tratamento para retinoblastoma são cirurgia, radioterapia, fotocoagulação, crioterapia, termoterapia, quimioterapia e transplante de medula óssea. Às vezes, mais de um tipo de tratamento pode ser usado. As opções de tratamento são baseadas no estadiamento da doença e outros fatores, como se o tumor está localizado em apenas um olho ou em ambos e a qualidade da visão.


É importante que todas as opções de tratamento sejam discutidas com o médico, bem como seus possíveis efeitos colaterais, para ajudar a tomar a decisão que melhor se adapte às necessidades de cada paciente.