A coceira nos olhos normalmente é causada por poeira, pólen, fumaça ou pêlos de animais, causando incômodos, vermelhidão e inflamações.


Porém, a coceira também pode ser um indicativo de desenvolvimento de alguma inflamação ou infecção, atente-se aos sintomas a seguir:


#01 Alergia


A coceira nos olhos quase sempre é um sintoma de alergia, seja ela por alimento, produto ou fatores ambientais, como os já ditos inicialmente. É muito fácil de identificar de identificar a alergia, pois a coceira surge imediatamente após o contato com a substância específica, a melhor forma de evitar a coceira é evitar o contato com o alergênico causador.


#02 Síndrome do olho seco


Sempre falamos sobre a síndrome do olho seco por aqui, mas é uma condição frequente e que você sempre deve estar atento!


A síndrome do olho seco causa uma diminuição na produção de lágrimas, fazendo com que o olho fique mais irritado e resulte em sintomas como vermelhidão e coceira intensa.


#03 Estresse ocular


O estresse ocular vem sendo mais uma das principais de problemas oculares, em especial, no surgimento da coceira. Ocorre devido ao esforço excessivo causado pela tela do computador e celular. Este tipo de cansaço também é responsável por desenvolver enxaquecas, dificuldades de concentração e cansaço generalizado.


#04 Inflamação da Pálpebra


Quando se tem um problema no olho que provoca inflamação da pálpebra, como terçol ou blefarite, é comum que o olho não consiga manter uma hidratação correta, permitindo que a sua superfície fique seca e irritada, resultando em coceira, além de vermelhidão, inchaço do olho e queimação.


#05 Lentes de contato


Usar lentes de contato por mais de 8 horas por dia pode contribuir para o surgimento do olho seco, causando a coceira no olho. Além disso, uma higiene inadequada das lentes, especialmente nos casos das mensais, também pode facilitar o acúmulo de bactérias, que acabam infectando o olho e causando sinais como vermelhidão, coceira e formação de remelas, por exemplo.


#06 Conjuntivite


Além de causar intensa vermelhidão do olho, remelas e queimação, a conjuntivite também pode provocar o surgimento de coceira. A conjuntivite, normalmente precisa ser tratada com o uso de antibióticos orais ou em forma de colírio e, por isso, deve-se consultar um oftalmologista.