A nossa saúde ocular pode ser preservada de várias formas, com acompanhamento médico, tomar medidas de proteção para evitar acidentes e manter uma alimentação saudável.


Veja agora quais alimentos podem ajudar a prevenir doenças oculares:


Peixes são fontes de ácidos graxos ômega 3 e das vitaminas A, B, D e E, peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum são ótimos estimulantes da boa circulação sanguínea, por esse motivo, consumir esses alimentos, todas as estruturas oculares, principalmente a retina, receberão bastante oxigênio, sendo de extrema importância para a saúde dos olhos.


Frutas, verduras e legumes de pigmentação amarela e verde costumam ser fontes ricas de carotenoides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir enxergar cores. Esse nutriente pode ser encontrado em alimentos como laranja, maçã, mamão papaia, cenoura, tangerina, brócolis e couve.


Nem adianta fazer careta, alho e cebola são deliciosos temperos que cada um prepara a seu gosto, mas além disso, são ricas fontes de cálcio, fósforo e vitaminas B e C. Ambos possuem ação antimicrobiana e antiviral, eles agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo contra o glaucoma, visto que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.


Também rico em ômega 3,o azeite extra virgem é considerado um grande aliado na prevenção contra a degeneração macular, lesão que pode levar à perda irreversível da visão. Segundo pesquisas da revista científica Archives of Ophthalmology, recomendou aos participantes da pesquisa que consumissem 100 ml de azeite por semana, e aqueles que apresentavam a degeneração macular obtiveram redução ou estabilização da evolução da doença.


Fonte: Minha Vida