A úlcera de córnea é uma ferida que surge na córnea do olho e causa inflamação, gerando sintomas como dor, sensação de corpo estranho ou visão embaçada, por exemplo. Na maioria dos casos, é possível identificar uma pequena mancha esbranquiçada no olho ou vermelhidão constante.


Geralmente, a úlcera de córnea é causada por uma infecção no olho, mas também pode surgir por outros fatores, como olho seco, contato com substâncias irritantes ou problemas do sistema imune, como artrite reumatoide ou lúpus.


Tem cura para a úlcera de córnea, mas o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para evitar danos se agravem ao longo do tempo.


O diagnóstico deve ser feito por um oftalmologista, que deve ser procurado em caso incômodos.


A primeira opção de tratamento para uma úlcera de córnea geralmente é o uso de antibióticos ou antifúngicos, para eliminar uma possível infecção por bactérias ou fungos. Esses antibióticos podem ser receitados na forma de colírios ou pomadas oftálmicas e devem ser aplicadas 2 a 3 vezes por dia, ou de acordo com as indicações do oftalmologista.

Além disso, podem ainda ser utilizados colírios anti-inflamatórios para diminuir a inflamação, evitar o surgimento de mais cicatrizes na córnea e alívio dos sintomas, especialmente o desconforto, a sensibilidade para a luz e a visão embaçada.

Caso a úlcera esteja sendo causada por outra doença, deve-se tentar fazer o tratamento mais adequado para controlar a doença, pois é a única forma de evitar o desenvolvimento da úlcera, mesmo que seja usados os colírios anti-inflamatórios.