Pterígio


 

Causas
A causa do pterígio ainda é desconhecida. A teoria mais aceita é a de que o pterígio seja causado pela exposição à luz solar. Os habitantes dos climas tropicais têm maior propensão a desenvolver essa doença. Observa-se também uma tendência familiar. Impurezas do ar e vento também são causadores dessa patologia.

Sintomas
Vermelhidão, ardor e sensação de areia, podendo até comprometer a visão se alcançarem a pupila.

Tratamentos
Na maioria dos casos, a cirurgia é indicada para sua remoção, antes que alcance a pupila. Se estacionar, não é necessário a remoção cirúrgica.

Exames
O diagnóstico é feito através do exame Biomicroscópico (exame na lâmpada de fenda) onde o oftalmologista irá avaliar a necessidade de tratamento clínico ou cirúrgico.

Cirurgias
Os motivos que levam os pacientes a desejarem a remoção cirúrgica da lesão se referem à estética e à sintomatologia. A realização do procedimento é feita quando há ameaça real à visão ou se esta já se encontra comprometida. O pterígio que ultrapassa a margem da córnea em 2,5mm deve ser removido por razões médicas. Diferentes técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas. No entanto, a técnica que utiliza o transplante conjuntival (exérese de pterígio e reconstrução com transplante de conjuntiva) é a que apresenta as menores taxas de recidiva (novo crescimento do pterígio após sua remoção cirúrgica). O procedimento dura aproximadamente 40 minutos.