Problemas oculares causados pelo uso de maquiagem

O uso de maquiagem nos olhos é quase unanimidade entre as mulheres, mas o que muita gente não sabe é que, por se tratar de uma região sensível, é preciso ter muito cuidado ao maquiar os olhos, para que não ocorram irritações ou até mesmo doenças e problemas oculares graves. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, duas em cada dez mulheres que fazem uso constante de maquiagem apresentam problemas oculares.

Dentre os principais problemas oculares causados pelo uso indevido da maquiagem nos olhos, podemos citar:

  • Lacrimejamento, coceira e irritação;

  • Conjuntivite;

  • Calculose de pálpebra: acúmulo de resíduos na pálpebra causando a obstrução do canal lacrimal;

  • Olhos secos;

  • Blefarite: inflamação da pálpebra. Causada, principalmente, pelo acúmulo de maquiagem nos olhos, essa inflamação pode desencadear episódios de coceira, vermelhidão e irritação tanto na pálpebra quanto no olho;

  • Ceratites traumáticas: inflamação da córnea. Em casos mais sérios, pode levar a pessoa a ter baixa visão e até mesmo desenvolver a cegueira.

A causa de tantas complicações está no seu uso indevido. Compartilhar maquiagem, usar produtos vencidos, não higienizar corretamente os pincéis, descuido na hora de aplicar o produto e até mesmo a falta de higienização da pele podem tornar os olhos vulneráveis a problemas graves. O acúmulo de maquiagem, principalmente na região das pálpebras e cílios, pode causar o entupimento do canal lacrimal levando à irritação, lacrimejamento e, em casos mais graves, infecções que podem evoluir para baixa visão e até mesmo cegueira.

Para evitar esses problemas é importante seguir algumas dicas:

  1. Não compartilhe sua maquiagem com outras pessoas;

  2. Use produtos dentro do prazo de validade;

  3. Higienize corretamente seus pincéis e esponjas;

  4. Não durma com maquiagem nos olhos;

  5. Evite usar produtos à base de óleo na região dos olhos;

  6. Não use maquiagem se estiver com alguma infecção ocular.

Com esses cuidados especiais na hora de usar os produtos é possível continuar enfeitando os olhos e garantir a saúde da região.