No mês da mulher, vamos destacar algumas mulheres que foram destaque na medicina mundial, iniciando pela oftalmologia. Patricia Bath recebeu uma bolsa de estudos em oftalmologia na Columbia University, que concluiu em 1970. E em 1973 concluiu sua residência em oftalmologia no New York University.
Em seus atendimentos, ela percebeu a diferença entre pacientes brancos e negros, já que a maioria dos pacientes com alguma deficiência visual era da população negra e isso ocorria pela falta de acesso a atendimento oftalmológico desse grupo.
Como mulher e negra, Dra. Bath vivenciou vários casos de racismo e sexismo, mas também houve grandes conquistas. Um de seus motivos de destaque, foi a invenção de um novo dispositivo e método para remover catarata — a sonda laserphaco, um tratamento menos doloroso e mais preciso da catarata. A patente do dispositivo foi concedido em 1988, tornando-se a primeira médica afro-americana a receber uma patente para fins médicos, com patentes também no Japão, Canadá e Europa.
#hospitaldeolhosvelloso #hov #mulheresnamedicina #mulheres #patriciabath #oftalmologia #catarata #laser #portovelho #rondonia
