O chimarrão é considerado um dos principais símbolos da cultura gaúcha, visto não apenas como uma bebida de paixão entre os sulistas do Brasil, mas também como um importante conector social.

O ato de “tomar um mate”, como se diz no Rio Grande do Sul, pode ser interpretado como um convite social, visto que o chimarrão é uma bebida normalmente apreciada e compartilhada em grupos.

A escolha do dia 24 de abril para celebrar o chimarrão e o churrasco (considerado uma comida símbolo dos gaúchos), é uma homenagem a fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha do mundo – CTG 35, em 24 de abril de 1948.


Uma bebida natural e consumida com frequência deve ter seus benefícios!


Entre os alcalóides do chimarrão está a cafeína, que previne a retinopatia diabética e glaucoma.


Complementa naturalmente a dieta ao fornecer ao organismo minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês. Possui antioxidantes, compostos fenólicos estão entre as características da erva-mate que combatem o envelhecimento celular.


Além disso, o chimarrão é uma excelente fonte de vitaminas, pois nos seus ingredientes é possível encontrar diversos compostos benéficos para o nosso organismo como a vitamina A, B1, B2, C e E e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, manganês, magnésio e potássio que auxiliam o nosso corpo de diversas formas como no combate ao envelhecimento precoce e aumentam a disposição física e mental.


Fonte: Calendarr e Chimarrão.Net