A campanha do fevereiro laranja é voltada para a leucemia, um tipo de câncer que afeta o sangue, envolvendo os glóbulos brancos e a anormalidade da sua reprodução.
Tudo começa na medula óssea que é a responsável pela origem das células sanguíneas, quando há má formação e um acúmulos, essas células, substituem as células saudáveis causando um desequilíbrio na corrente sanguínea.
Existem diversos tipos,as mais comuns são:
Leucemia Linfoide Aguda (LLA).
Leucemia Linfoide Crônica (LLC)
Leucemia Mieloide Aguda (LMA).
Leucemia Mieloide Crônica (LMC).
A leucemia, assim como todos os cânceres, quanto mais cedo identificar, maior a chance de cura. Cansaço excessivo e ínguas no pescoço e virilha são os principais sintomas iniciais. Mas alguns sintomas da leucemia podem variar, dependendo de cada paciente e evolução da doença.
A leucemia infantil pode se manifestar em qualquer fase da infância. Observe se a criança fica cansada frequentemente, sem energia para engatinhar/andar e brincar, veja também se tem a tendência para adquirir manchas roxas na pele facilmente. Ter a notícia de que seu bebê tem câncer pode ser assustador, mas quanto mais cedo o tratamento for iniciado e mais regrado for, as chances de cura chegam a 95%.
O diagnóstico completo pode ser confirmado através de exames, como hemograma completo, ou mais específicos, como exames de coagulação sanguínea e bioquímica do sangue.
Fonte: Minha Vida
