Nistagmo são oscilações rítmicas, repetidas e involuntárias de um ou ambos os olhos conjugadamente, nos sentidos horizontal, vertical ou rotatório que podem dificultar muito a focalização das imagens.
Os casos mais frequentes de nistagmo são os de causas patológicas, podendo prejudicar a fixação e a eficiência visual, especialmente para visão à distância. No caso de patologias, os olhos se movem primeiro na direção do lado lesionado e em seguida faz uma rápida correção para o lado oposto.
O que normalmente causa o nistagmo: Labirintite, maculopatias (lesões da mácula, parte central da retina), albinismo e patologias neurológicas.
O nistagmo pediátrico difere muito do nistagmo iniciado na fase adulta. Na infância, o nistagmo pode ter causas relacionadas a um defeito no olho ou na relação de comunicação entre o olho e o cérebro. É ainda associado à catarata, glaucoma, desordens de retina, albinismo e em pacientes com síndrome de Down. Alguns tipos de nistagmo podem ser hereditários, enquanto outros são de causa desconhecida.
Os casos menos comuns são os causados pelo uso de certos medicamentos, excesso de álcool e deficiência de vitamina B12.
